quarta-feira, 16 de junho de 2010

Para tirar dúvidas - Diferenças nos Tipos de Encontros

Conferência: Um especialista desenvolve determinado tema, com um tempo previamente estabelecido. Os apartes não são permitidos e nem sempre existe debate ao final da exposição.

Congresso: Vários expositores de diferentes setores da sociedade discutem um mesmo tema abrangendo todos os seus aspectos. Propõem um debate aberto com o público e chegam a conclusões que são registradas num documento final.

Convenção: Utilizada pelas empresas para estimular seus colaboradores. Tem a mesma estrutura de um congresso, embora os participantes, nesse caso, tenham ligação. Em geral, a convenção termina com um evento social (jantar, show etc.).

Debate: É discussão entre duas ou mais pessoas com opiniões divergentes sobre determinados aspectos de um mesmo tema ou assunto em evidência. Exige a presença de um mediador que estabelece regras, inclusive o tempo de exposição de cada orador. O público pode ou não participar.

Fórum: Um tema central é abordado numa reunião menos formal, onde há livre manifestação de idéias e interação entre os palestrantes e o público. Podem estar representadas várias instâncias, com interesse pelo tema.

Painel: Especialistas apresentam diferentes pontos de vista a respeito de um mesmo tema debatido em plenário. O tempo de cada expositor costuma ser previamente estabelecido.

Seminário: Encontro de especialistas para apresentar estudos a respeito de um tema central, em seguida debatido com a platéia. O moderador deve conhecer o assunto, participar e levantar questões.

Simpósio: Tem como objetivo informar as novidades sobre determinado assunto ou setor da sociedade. O público não participa com apartes, mas pode pedir esclarecimento de dúvidas no final da exposição.

Workshop: Tem o caráter de treinamento. Seu objetivo consiste em aprofundar a discussão sobre temas específicos e, para isso, apresenta casos práticos. O público participa intensamente.

Mesa Redonda: Reunião de pessoas entendidas ou abalizadas que discutem e deliberam, em pé de igualdade, sobre determinado assunto. O objetivo é reunir-se e discutir para entrar em acordo ou para agir em consenso. O acordo dos parceiros é o essencial; ele é e finalidade; implica a presença de vários participantes e, após o debate, a harmonização das opiniões e das condutas.

Baseado nas orientações de Alaor José Gomes, jornalista, assessor de imprensa e especialista em organização de eventos, publicada na Revista Agitação nº 38 (exceto Mesa Redonda).

Nenhum comentário: