domingo, 26 de setembro de 2010

Orientações para recolocação profissional



Por Eduardo Tadeu da Silva Alencar


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo para pessoas que buscam a recolocação profissional na medida em que seu formato abrange cada vez mais exigências a respeito dos perfis e vagas a serem preenchidas por estas pessoas, então chamadas de "candidatos". Neste cenário, emerge mais uma possibilidade de atuação para psicólogos e profissionais de RH, a exemplo de fornecer a este mercado de mão-de-obra disponível, orientações sobre elaboração de currículo, conduta em processo seletivo e recolocação profissional. Esta coluna objetivou aos olhos da Análise do Comportamento, uma das diferentes vertentes teóricas da psicologia, fornecer algumas orientações comportamentais que visem acelerar, ajudar e orientar candidatos quanto a busca por oportunidades de trabalho.
Todo comportamento, de acordo com a Análise do Comportamento Humano e a filosofia do Behaviorismo Radical de B.F. Skinner é selecionado por sua conseqüência e é fruto da relação entre sujeito - ambiente. Por tanto, nesta linha de raciocínio podemos afirmar que o (s) comportamento (s) de se recolocar no mercado de trabalho é selecionado por suas conseqüências, na medida em que empregados, acabamos por ter acesso a diversos reforçadores positivos e generalizados como dinheiro, atenção, status profissional e social, dentre outros estímulos reforçadores conseqüentes ao exercício de um cargo ou função no ambiente organizacional, além de ser paralelamente, fruto de uma relação (sujeito - ambiente), na medida em que a recolocação depende das ações do sujeito ( Ter um bom currículo, ter feito cursos, sair a procura de emprego, confeccionar um currículo, etc.) e do ambiente (Empresa ter acesso ao perfil do candidato, investir em fontes de recrutamento, entrevistar o candidato, oferecer uma vaga atrativa, etc).

As Organizações vêem se posicionando firmemente quanto as suas necessidades. Basta passarmos na porta de uma agência de empregos que logo daremos de cara com as exigências: A) Segundo grau completo à pós - graduação cursando; B) Informática usuário à avançado; C) Experiência acima de 1 ano na função; D) Resida próximo; E) Conhecimentos específicos; F) Idiomas; G) Etc. Mas em nenhum momento, ou raramente, estamos presenciando que estas Organizações investem em algum movimento para orientar, conscientizar, informar ou preparar este mercado de mão-de-obra.

No http://recolocacaoprofissional.blogspot.com disponibilizei algumas sugestões de como elaborar um currículo. Como o objetivo deste artigo é o de fornecer algumas orientações comportamentais para recolocação, deixo disponível o acesso (http://recolocacaoprofissional.blogspot.com/2007/03/como-elaborar-um-currculo.html), pois o currículo é o primeiro passo antes de sair a "batalha" por um emprego.

Não há um modelo certo, o importante é que seja objetivo completo e coerente com a função que você vai pleitear. Se você tem experiência na área administrativa e na área de vendas, é aconselhável que possua 2 perfis de currículo: 1 para vendas e 1 para área administrativa. Para maiores detalhes, peço a gentileza de acessarem o link acima e obter dicas para confecção do currículo.

A recolocação profissional em suma, pode ocorrer por diversas relações sujeito - ambiente:

> Candidato - Indicação
> Candidato - Organização
> Candidato - Agências de emprego
> Candidato - Sites de empresas
> Candidato - Empresas de recolocação
> Candidato - Organizações sem fins lucrativos
> Candidato - Cooperativas
> Candidato - Trabalho Informal
> Candidato - Agente de Integração
> Candidato - Núcleo de Estágios da escola / Universidade
> Etc.

Com este levantamento, a primeira coisa a se fazer (considerando que o seu currículo já está de acordo com o seu perfil profissional) é verificar em qual (is) desta (s) situação (ões) você se enquadra. Se busca um emprego efetivo, indico o cadastro em sites de agências, sites de empresas (no link "trabalhe conosco"), envio de currículo a agências, se conhece algum contato na empresa que pode levar seu currículo ao RH, e assim por diante. Se você procura um estágio, indico os agentes de integração, a procurar os núcleos de estágios da sua escola ou universidade, e até mesmo os seus professores. Geralmente, bons alunos são convidados por alguns professores para serem estagiários, ou ainda, são facilmente indicado para vagas em empresas de conhecidos.

Em minhas dinâmicas de grupo, costumo finalizar ao candidatos não aprovados que mantenham sempre o currículo cadastrado e atualizado nos sites de agências de emprego e empresas, pois tratando-se de probabilidade, este comportamento aumenta as chances do candidato participar de processos seletivos. Já o currículo quando está em nossa casa, em nossa gaveta, ou ainda nem foi impresso, diminui a probabilidade de participarmos da fase de recrutamento das empresas e consequentemente dos processos seletivos. Atualizá-los e cadastrá-los em um maior número possível de empresas é o 2º passo para alavancar a sua recolocação.

Em um 3º momento, é ficar sensível a nossa postura em fases de entrevistas e dinâmicas. Toda profissão tem o seu mau profissional. Em RH não é diferente, ainda temos na área de Recrutamento e Seleção profissionais que deveriam ser reciclados e atualizados, porém, o que eu chamo de ficar "sensível" a nossa postura em entrevistas e dinâmicas é que o fato de uma elevada freqüência de reprovações pode dar dicas de que alguma coisa que estamos fazendo não está legal. Todo mundo que já foi em uma entrevista de emprego ouviu a frase: "A Gente te liga". Quando você não receber esta ligação, entre em contato com a empresa, não com o objetivo de dar uma bronca pela não ligação, mas sim para obter a título de desenvolvimento, o seu feedback. Precisa estar em dia com o check lista: A) Aparência; B) higiene pessoal; C) Apresentação e comunicação; D) Postura; E) Etc.

Em um 4º momento, vou precisar indicar a leitura do livro “metacompetência” de Eugênio Mussak, onde em determinada parte do livro, o autor nos repassa a importância de estarmos sempre distantes de sermos profissionais acomodados e buscar um desenvolvimento pessoal e profissional constante. Esta 4º etapa visa mantê-lo atualizado as tendências do mercado. Hoje, você pode ser um bom profissional e ter um bom currículo, amanhã ou daqui a alguns anos, pode ser que você precise de reciclagem e atualizações.

Finalizando, não há um mapa ou bula mágica que garanta a sua recolocação, o que há são orientações de condutas que aumentem a probabilidade futura da sua recolocação. Quanto mais respostas emitir, mais conseqüências você gerará. Estas conseqüências certamente retroagirão de alguma maneira em seu repertório comportamental.

Autor: Eduardo T.S. Alencar - Organização Gelre

Oportunidades Manaus/AM

Empresa PLASTIFLEX está buscando profissionais para compor sua equipe com os seguintes perfis:

Analista de Departamento Pessoal
Perfil desejado:
Ensino Médio completo ou superior cursando em áreas correlatas;
Experiência em Folha de Pagamento, encargos, férias rescisões;

Assistente Financeira
Perfil desejado: Ensino médio ou cursando superior;Informática a nível de usuário;
Experiência comprovada na função;

Analista Contábil
Perfil desejado: Ensino superior cursando;Experiência comprovada em conciliação bancária, e fluxo de Caixa;

Auxiliar Administrativo
Perfil desejado: Ensino médio completo ou superior cursando;Experiência em rotinas administrativa financeiras;E com habilidades com digitação.

Os interessados que REALMENTE atendam ao perfil solicitado devem encaminhar Currículo até 30.09.2010 (Nome, título da vaga.) para o endereço abaixo: selecao@plastiflex.com.br

__________________________________________________

ASSISTENTE COMERCIAL
Ensino Médio ou Superior Cursando
Experiência na área de vendas mínima de 01 ano
Noções de Inglês
Boa redação e dissertação
Desenvoltura para negociação com cliente
Conhecimento em ISO 9000

Enviar currículo p/ controller@ictecnet.com.br somente aqueles que atenderem o perfil, até a data 28/09/2010. Após a data não enviar, pois não aceitaremos.
______________________________________________

Oportunidades de Trabalho para:

CINEGRAFISTA;
MOTORISTA;
TÉC. ELETRÔNICO;
EXECUTIVO DE VENDAS;
PRODUTOR;
REPÓRTER.


TODOS DEVEM POSSUIR SÓLIDA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE INTERESSE;

SÓ DEVEM ENVIAR CURRICULOS, OS CANDIDATOS QUE, REALMENTE, ATENDAM AO QUE SE PEDE, COM PRETENÇÃO SALARIAL, E, NO CAMPO "ASSUNTO" DA MENSAGEM, INDICAR O TÍTULO DA VAGA PRETENDIDA, ATRAVÉS DO E-MAIL:oportunidaderh.manaus@gmail.com
___________________________________________________

ASSISTENTE DE LICITAÇÃO
COM EXPERIENCIA COMPROVODA EM LICITAÇÃO E VENDAS
ENSINO MEDIO COMPLETO

BENEFICIOS:
VALE TRANSPORTE
ALIMENTAÇÃO
SALARIO COMPATIVEL

ENVIAR CURRICULO ATÉ 26/09/2010 - faturamento@daninet.com.br

OPER. DE TELEMARKETING (3 vagas)

Requisitos:
*Ensino Médio Completo ou Superior cursando em administração, marketing ou áreas afins;
*Sexo: Feminino;
*Conhecimento em Pacote Office;
*Disponibilidade para trabalhar de 08h às 18h;
(Com ou sem experiência na Função)

Benefícios: Vale transporte, Alimentação, Cesta básica.
Salário: R$ 600,00

Interessadas enviar curriculum vitae para o email: atitude10@r7.com com titulo " OPER. DE TELEMARKETING".


_____________________________________________________

Assistente Social
Superior Completo em Serviço Social;
Vivência na função em empresas de grande porte;
Conhecimentos em rotinas de RH e benefícios aos colaboradores;
Prestar suporte e resolução em conflitos nos demais setores da empresa;
Atendimento aos colaboradores, apoio nos processos;
Desejável inglês intermediário;
Informática avançada (Excel Avançado).

Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail: talentosselecionados@gmail.com, especificando no campo ASSUNTO o nome do cargo.
______________________________________________________________

Empresa Multinacional de grande porte do segmento Eletroeletrônico seleciona para seu quadro de efetivos:

COMPRADOR INTERNACIONAL
- Nível Superior completo em: Administração, Economia, Comércio Exterior, Finanças ou áreas afins;
- Conhecimentos em: Administração de Níveis de Inventário, Legislação da Zona Franca de Manaus, Processo Aduaneiro / Importação, Negociação Internacional, Administração de custos de Materiais Produtivos e SAP ;
- Inglês Avançado / Fluente (IMPRESCINDÍVEL).

Os interessados deverão enviar CV para rh1@strategicadvanced.com.br até o dia 27/09/10, informando no Assunto do e-mail o nome da vaga para qual está se inscrevendo. Só serão aceitos CVs com o nome da vaga escrito corretamente

OBS: Enviar CV somente se tiver dentro do perfil, por gentileza.
--------------------------------------------------------------
Técnico Contábil

CURSO SUPERIOR OU CURSANDO CONTABILIDADE OU AREAS AFINS

Conhecimento na área de RH e Fiscal

Experiencia mínima de 2 anos


Interessados, enviar currículo para : ag.empreendimentos@uol.com.br
----------------------------------------------------------
CONFIANÇA RECURSOS HUMANOS LTDA
CONTRATA PARA SEUS CL
IENTES:

ESTAGIÁRIO DE TÉCNICO EM MANUTENÇÃO
- CURSANDO O CURSO TÉCNICODE MANUTENÇÃO MECÂNICA OU ELETROTÉCNICA – A PARTIR DO 3º ANO;
- HORÁRIO DE ESTÁGIO : 06h às 14h;
- BOLSA+ TRANSP./ALIM.+SEGURO DE VIDA+PLANO DE SAÚDE

ESTAGIÁRIO DE TÉCNICO EM GESTÃO DA QUALIDADE
- CURSANDO O CURSO TÉCNICO DE GESTÃO DA QUALIDADE OU QUÍMICA - A PARTIR DO 3º ANO;
- HORÁRIO DE ESTÁGIO: 06h às 14h;
- BOLSA+ TRANSP./ALIM.+SEGURO DE VIDA+PLANO DE SAÚDE

TÉCNICO DE CONTROLE DA QUALIDADE
- CURSO DE ISO 9000;
- EXPERIÊNCIA NA ÁREA TÉCNICA DE RELÓGIO - INSPEÇÃO NA ÁREA DO RECEBIMENTO, ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
- INFORMÁTICA AVANÇADA;
- CONTRATO EM REGIME CLT;
- SALÁRIO+VA/VT+CESTA BÁSICA

MECÂNICO MONTADOR :
- Curso de mecânica (com certificado)
- Experiência com carteira assinada na função de mecânico (montador ou manutenção) – mínimo de 2 anos na área.
- Disponibilidade para viajar


ASSISTENTE COMERCIAL

- Ensino Médio Completo;
- Informática Avançada: Word/ Excel;
- Horário de Trabalho: 08h às 17h e Sáb. 08h às 12h
- Salário + VT/VA + Benefícios.
- Pró-ativo, trabalho em equipe, foco em processos e resultados e análise crítica.

TÉCNICO

- 2º Grau com Curso Técnico (Elétrica, Eletrônica, Telecomunicação, informática);
- Informática Básica;
- Possuir CNH B;
- Horário de Trabalho: 07h às 15:20, 15h às 23:20;
- Experiência na área;
- Salário + VT/VA + Benefícios.
- Comunicativo, responsável e bom relacionamento interpessoal.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

- Experiência na área de RH/ Departamento Pessoal (folha de pagamento, abertura de CAT, férias, etc)
- Informática Intermediária;
- Ensino Médio Completo.

AUXILIAR DE PRODUÇÃO

- Experiência de 01 ano na produção industrial;
- Contrato temporário de 15 dias;
- Ensino Médio Completo.

ELETRICISTA

- Experiência como eletricista (comprovada em carteira);
- Curso de Eletricista;
- Curso NR10.
- Ensino Médio Completo.

VENDEDOR DE BALCÃO

- Experiência na área de vendas de peças e acessórios de motos;
- Ensino Médio Completo;
- Pró-ativo, comunicativo e responsável.

GARANTISTA

- Boa comunicação (bom ouvinte e questionador);
- Boa dicção (para trabalhar tanto na presença do cliente como também ao telefone);
- Demonstrar boas maneiras e cortesia;
- Bom gerenciador de tempo;
- Conhecimentos automotivo;
- Demonstrar capacidade de vendas (baseado em características, vantagens e benefícios);
- Informática Avançada
- Ensino Médio Completo.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

- CURSO DE COREL DRAW E CORTE DE ADESIVO;
- ENSINO MÉDIO COMPLETO;

Os candidatos com o perfil acima solicitado encaminhar currículo com foto para e-mail confiancarh@ibest.com.br/ seleção@gpconfianca.com.br
---------------------------------------------------------
A Strategic Advanced seleciona para empresa multinacional:

ANALISTA DE ENGENHARIA MECÂNICA
- Ensino Superior Completo em Engenharia Mecânica ou Mecatrônica.
- Desejável formação técnica em mecânica.
- Experiência com eletroeletrônico e conhecimento com moldes e estamparia.
- Inglês Intermediário.
- Disponibilidade para horário comercial.

ANALISTA DE ENGENHARIA ELÉTRICA
- Ensino Superior Completo em Engenharia Elétrica
- Desejável formação técnica em eletrônica
- Experiência com eletroeletrônico .
- Inglês Avançado.
- Disponibilidade para horário comercial.
Interessados enviar CV com o nome da vaga para: rh6@strategicadvanced.com.br


GERENTE DE CONTROLADORIA
- Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis ou áreas afins.
- Especialização na área;
- Experiência em controladoria administrativa e financeira e gerenciamento contábil em empresas industriais.
- Inglês Avançado.

Interessados enviar CV com o nome da vaga para: rh6@strategicadvanced.com.br

sábado, 25 de setembro de 2010

Fidelização de Clientes como Diferencial Competitivo

Ser fiel é ser digno de fé; ser leal a seus compromissos; que não falha, seguro.

Diante desses significados, é correto dizer que seus clientes são fiéis? Que são leais à sua marca? Que não falharão e seguramente continuarão fazendo negócios com sua empresa? Na maior parte das vezes, a resposta é não.

O objetivo da fidelização é reter os clientes, evitando que migrem para a concorrência, e aumentar o valor dos negócios que eles proporcionam. As empresas desejam clientes fiéis para obter vantagens financeiras. Já nos relacionamentos pessoais, a fidelidade está diretamente ligada a vantagens emocionais.

Se somos leais a nossos amigos e companheiros porque construímos relacionamentos baseados em emoções, por que não agir da mesma forma no relacionamento com nossos clientes, dos quais esperamos lealdade? Como nos relacionamentos pessoais, fidelidade não se compra; se conquista a longo prazo através de atitudes que transmitam confiança, respeito, cuidado, atenção e carinho com o outro. E fidelização é um processo contínuo de conquista da lealdade, porque nenhum cliente é fiel de vez em quando - nem para sempre.

E por que fidelizar?

Segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Então, o esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas.

Clientes fiéis são muito mais propensos a comprar através de mais de um canal (telefone, loja, internet, etc) e tendem a consumir mais. E quanto mais fiéis, maior a vida útil da carteira de clientes da empresa, menor o custo de recuperação de clientes e maior valor financeiro agregado à marca.

Clientes fiéis reclamam quando têm uma experiência ruim, porque querem ver seu problema resolvido, acreditam na marca/empresa e querem melhorá-la. Já os clientes infiéis vão embora sem o menor remorso e pior - ainda falam mal da empresa. Segundo Kotler, 95% dos clientes insatisfeitos não reclamam, apenas deixam de comprar, e Terry Vavra, consultor americano, afirma que um cliente insatisfeito costuma contaminar outros 13, enquanto que um satisfeito influencia apenas 5.

Quanto uma empresa pode estar deixando de ganhar? Além da perda do cliente insatisfeito, há a perda de outros que são influenciados negativamente e o custo de recuperar esses clientes perdidos, se a empresa decidir investir nessa recuperação.

Da Satisfação à Fidelidade

Todo cliente espera sair satisfeito de uma transação comercial e também espera que a empresa esteja empenhada em satisfazê-lo. Mas ter um cliente satisfeito não garante sua fidelidade.

O que influencia na satisfação dos clientes? Produtos e serviços de qualidade, preço percebido como justo, condições de pagamento satisfatórias, cumprimento de prazos e compromissos assumidos pela empresa, disponibilidade dos produtos/serviços, entrega adequada, escuta atenciosa, diálogo de compromisso, descontos e ofertas especiais e facilidade da compra.

A satisfação se mede através da relação entre o que o cliente recebeu ou percebeu e o que esperava ter ou ver (percepção x expectativa). Se a percepção é maior do que a expectativa, o cliente fica muito mais satisfeito do que esperava. Mas se for menor, frustra-se e não registra positivamente a experiência.

Como as expectativas dos clientes aumentam com o tempo, eles tendem a não mais se satisfazer se a empresa não conseguir acompanhar as mudanças de suas necessidades e desejos, o que demanda tempo e investimento.

A satisfação pode ser obtida em uma única transação, mas a fidelidade só se conquista a longo prazo. Nada garante que um cliente satisfeito recusará as ofertas da concorrência. Já um cliente fiel pensará duas vezes antes de trair.

A tênue linha que separa a satisfação total da fidelidade deve ser coberta por um escudo de confiança. Somente através de uma relação de confiança entre clientes e empresa pode-se criar barreiras para a ação da concorrência. As pessoas confiam em quem os respeita, os ouve e os surpreende. E são fiéis quando e enquanto confiam.

E como tornar fiéis os clientes satisfeitos?

Primeiramente, os clientes precisam ser identificados, porque não se estabelece uma relação com quem não se conhece. A partir daí, aprender sobre eles, suas necessidades e seus desejos, utilizando essas informações para estreitar o relacionamento e conhecê-los cada vez mais. Isso dá à empresa um diferencial e cria barreiras de confiança tornando inconveniente a migração para um concorrente, porque o novo relacionamento começaria do zero, sem nenhum conhecimento de ambas as partes.

No longo prazo (não se esqueça que fidelidade mede-se em longo prazo), a única garantia é a "dor da mudança": o custo da migração, a inconveniência de mudar. A grande vantagem competitiva que sua empresa possui é o conhecimento de seus clientes. Todo o resto a concorrência pode oferecer a qualquer momento

Cristina Moutella é especialista em Comunicação em mídias interativas e Gestão de projetos web e conteúdos.